Meninos do Engenho

O documentário começa quando Andrey Andrade chega da escola e entra em casa, saindo logo em seguida para encontrar com amigos e marcar uma subida ao morro onde no outro dia seu pai vai arrancar mandioca, com outros parentes, para uma "farinhada", que é o processo de arrancar mandioca e levar ao engenho para fazer farinha de mandioca.

No dia seguinte, Andrey e seu amigo Luiz Gonzaga vão com seus pais ao morro com um carro de boi, e na subida, tomam água em uma bica. No alto do morro brincam e dão comida para os bois. Descem com o carro cheio e levam até o engenho, iniciando assim, junto com outras pessoas, a raspagem da mandioca.

No dia seguinte, Andrey e seu amigo Luiz Gonzaga vão com seus pais no morro, com um carro de boi e na subida tomam água em uma bica. No alto do morro brincam e dão comida para os bois. Descem com o carro cheio e levam até o engenho, iniciando assim, junto com outras pessoas, a raspagem da mandioca.

O documentário mostra todo o processo de beneficiamento da mandioca, até o produto final, que é a farinha. Paralelo a este processo, Andrey, Luiz e seus amigos preparam seus novilhos e seu carro para a festa do divino, onde haverá um desfile de carro de boi na comunidade de Santo Antônio de Lisboa (Florianópolis). Chegando o grande dia do desfile, preparam seu carro e sai em carreata pelas ruas da comunidade.

Fazem parte do documentário os meninos: Andrey Alison Andrade, Luiz Fernando Gonzaga, Guilherme Gonzaga, Marcos Vinicius Machado, Cristiam de Andrade Machado.
Direção: Ademir Damasco
Edição: Gustavo Damasco
Duração: 18 minutos
Ano: 2008

Galeria de Fotos